Uma plataforma tão grande como o Facebook pode gerar certa confusão no que se refere a seus recursos e funcionalidades. E, com tantas peças em movimento, os comerciantes podem achar difícil decifrar quais recursos são melhores para o seu negócio.

Uma das maiores dificuldades de um negócio é decidir entre usar um perfil no Facebook ou uma Fan Page no Facebook para se representar. Uma escolha errada pode impedir o acesso a ferramentas exclusivas e anúncios, bem como limitar sua visibilidade com relação aos dados do usuário.

Arme-se com todas as informações necessárias antes de tomar uma decisão e, assim, você estará preparado para ter sucesso no Facebook.

Fan page ou perfil

Há duas maneiras de se representar no Facebook, mas é importante compreender as diferenças entre as duas para que o gerenciamento da sua presença na rede social seja eficaz.

O que é um perfil no Facebook?

Facebook Profile

Um perfil no Facebook é uma conta pessoal. É destinado a fins não comerciais e representa as pessoas enquanto indivíduos. Ao se cadastrar no Facebook, você recebe um perfil. Seu perfil é onde você adiciona amigos e parentes e compartilha fotos pessoais, vídeos e atualizações sobre sua vida.

A não ser que todas as suas atualizações sejam públicas, apenas as pessoas que você adicionar como amigo verão o seu conteúdo. Quem não for seu amigo poderá seguir o seu perfil para ter acesso a suas mensagens públicas, mas não conseguirão ver nada que tenha sido compartilhado especificamente com amigos ou grupos personalizados.

Por isso, um perfil no Facebook não é uma opção inteligente para as empresas que querem promover produtos ou envolver os clientes. Usar um perfil para compartilhar conteúdo com fins lucrativos na verdade é uma violação dos Termos de Serviço do Facebook e pode culminar na exclusão da conta.

O que é uma Fan Page no Facebook?

Facebook Page

Uma Fan Page no Facebook é uma conta comercial que representa uma empresa ou organização. É semelhante a um perfil no Facebook, mas oferece ferramentas exclusivas para gerenciar e acompanhar o engajamento.

Enquanto você só pode ter um perfil no Facebook ligado ao seu nome, é possível ter um número ilimitado de Páginas associadas a sua conta. E, ao contrário dos Perfis, várias pessoas podem gerenciar e contribuir para uma Página usando suas informações de login do Facebook.

As Páginas são excelentes para construir uma sequência on-line porque você não se limita aos pedidos de amizade. Em vez disso, basta que a pessoa clique no botão “curtir” para começar a receber suas atualizações em seus feeds de notícias.

Como converter um perfil em uma página

Você precisa ter um perfil no Facebook para criar uma Fan Page ou pode converter um Perfil existente em uma Página. Para isso, siga este passo a passo:

  1. Use seu navegador para acessar Criar uma Página no Facebook baseada no seu perfil.
  2. Clique em Começar e siga as instruções que aparecerem na tela.

Esse processo só pode ser feito uma vez. Após a conversão, você terá uma conta pessoal e uma Página. E poderá gerenciar a Página usando sua conta pessoal. Durante a conversão, o Facebook vai transferir a imagem do seu perfil atual e foto da capa para a Página e o nome no perfil será o nome da página.

criar fan page do facebook

Você também terá a opção de adicionar amigos como pessoas que Curtem a Página e transferir fotos que você compartilhou de sua conta pessoal para a nova Página.

  • Dica profissional: você só tem acesso às ferramentas para ajudá-lo a transferir informações do seu perfil para sua Página durante 14 dias após a conversão. Por isso, planeje com antecedência e só inicie o processo quando você estiver absolutamente pronto para prosseguir.

Recursos disponíveis a Fan Pages

Quando tiver decidido criar sua Página no Facebook, a primeira coisa que você deverá fazer é escolher uma categoria baseada nestas seis opções:

  1. Local ou negócios locais
  2. Empresa, organização ou instituição
  3. Marca ou produto
  4. Artista, banda ou figura pública
  5. Entretenimento
  6. Causa ou comunidade

Dependendo da categoria escolhida, você terá acesso a diferentes recursos. Embora a terminologia varie ligeiramente, esta tabela descreve as diferenças entre as diversas categorias.

Tabela de categorias Facebook

Se você já tem uma Página no Facebook e quiser mudar de categoria, siga o passo a passo a seguir:

  1. Clique em Sobre abaixo da foto de capa.
  2. Navegue até a coluna da direita e clique.
  3. Passe o mouse sobre Categoria e clique em Editar.
  4. Selecione uma categoria do menu suspenso.
  5. Salve suas alterações.

Esses recursos afetarão apenas a parte de informações básicas da sua Página. Dentre outros recursos disponíveis para as Páginas do Facebook estão os botões de call-to-action, dados de visitantes e a capacidade de alcançar mais pessoas impulsionando seus posts.

Chamadas para ação

Os botões de chamada para ação (ou call to action) são de uso livre para trazer o seu objetivo de negócios mais importante para a fachada da sua Fan Page no Facebook. Você pode vincular qualquer destino, dentro ou fora do Facebook, que se alinhe ao seus objetivos. Há sete chamadas para ação disponíveis:

  1. Reservar agora
  2. Fale conosco
  3. Usar aplicativo
  4. Jogar
  5. Comprar agora
  6. Cadastre-se
  7. Assistir ao vídeo
Facebook CTA Button

A loja on-line Dollar Shave Club usou em sua Página um botão de chamada para ação. Ao longo de um período de três semanas, a marca teve uma taxa de conversão 2,5 vezes maior do que outros canais sociais.

Para adicionar uma chamada para ação à sua Página, acesse a foto de capa da sua Página e clique em Criar chamada para ação.

Informações da página e informações de público

Ao criar uma Fan Page do Facebook, você também tem acesso às Informações da Página. São informações sobre o desempenho da sua Página, como dados demográficos do público e como as pessoas respondem e reagem ao seu conteúdo.

Facebook Insights

As Informações podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento de sua estratégia de conteúdo. Você não só terá uma melhor compreensão de como as pessoas interagem com o seu conteúdo, como também começará a ver as tendências sobre quando seu público fica on-line. Use essas informações para criar e publicar mensagens que ofereçam maior probabilidade de alcançar as pessoas.

Para acessar as Informações, clique em Informações na parte superior da sua Página. Acesse diferentes seções (como Curtidas ou Alcance), clicando nas seções à esquerda da tela.

Facebook Audience Insights

Informações de Público é uma ferramenta à parte que fornece dados comportamentais e demográficos de um público segmentado de sua escolha. Oferece mais detalhes sobre o comportamento de seus fãs dentro e fora do Facebook. Por exemplo, você terá acesso a informações como dados demográficos, uso do Facebook, atividade de compra e curtidas da Página.

Em uma publicação anterior já abordamos tudo o que você precisa saber sobre Informações de Público no Facebook. Ali você encontrará mais informações sobre como utilizar esta ferramenta e por que ela é um benéfico para o seu negócio.

Para começar a explorar, acesse facebook.com/ads/audience_insights ou selecione Informações de Público, no menu suspenso Ferramentas do Gerenciador de Anúncios.

Impulsionando publicações no Facebook

O conteúdo entregue aos fãs no Feed de Notícias é fortemente influenciado pelo algoritmo EdgeRank do Facebook, mas não está totalmente fora de seu controle. Ao impulsionar a sua publicação, você aumenta a probabilidade de seu público-alvo visualizá-lo em seus feeds.


Para ver o vídeo com legendas em português, faça clique aqui.

As mensagens impulsionadas aparecerão em número maior no Feed de Notícias e podem incluir a maioria das mensagens que você criar — atualizações de status, fotos, vídeos e ofertas. O custo disso depende de quantas pessoas você quer alcançar. É possível ver diferentes opções de orçamento. Basta ir até seus posts e clicar em Impulsionar publicação. Pode-se atingir um alcance maior aumentando o seu orçamento, refinando ou experimentando com suas preferências de segmentação.

Usando uma Fan Page do Facebook como um indivíduo

Embora as Fan Pages do Facebook existam para marcas e empresas, celebridades e figuras públicas também poderão ser beneficiadas. Como você é uma pessoa única, pode ser tentador criar uma comunidade em torno do seu perfil pessoal, mas então você perderia todos os recursos mencionados acima.

Além disso, as Fan Pages do Facebook podem ter um número ilimitado de fãs. Os perfis, por outro lado, podem ter, no máximo, 5.000 amigos apenas, mas um número ilimitado de seguidores. Se você está tentando construir uma grande comunidade, os Perfis são limitados.

Fan Page versus Página criada por fã

Como figura pública ou celebridade, você se vê diante de diversas cópias e perfis sociais de impostores. Usando uma Fan Page, você pode verificar sua conta. Após a confirmação, um distintivo azul será exibido ao lado do nome da sua Página. Isso mostra aos fãs que sua página é legítima e que eles terão acesso a informações mais precisas.

Facebook Verified Page Blue

É preciso observar que as marcas também têm a opção de ter suas Páginas verificadas. Embora a maioria das páginas exiba um distintivo azul, as empresas locais terão um crachá cinza para serem diferenciadas de celebridades, equipes esportivas e outras figuras públicas.

Facebook Verified Page Gray

Se você é uma empresa, siga esse passo a passo para verificar sua Página. Celebridades, figuras públicas, equipes esportivas ou organizações de mídia ou entretenimento devem preencher este formulário para ver se sua Página é elegível.

Engajamento é o que importa

Como empresa ou marca, há muitos benefícios de ter uma Fan Page no Facebook usando um perfil. Independentemente de sua escolha, o passo seguinte é se concentrar em manter o engajamento. Construir uma presença de sucesso no Facebook exige trabalho; o engajamento começa por você.

  • Crie um recurso. Concentre-se na criação de uma linha do tempo que seja ativa e valiosa para os visitantes. A informação não precisa ser exclusiva para o Facebook, mas deve ser relevante, interessante e útil para a sua base de clientes.
  • Seja responsivo. Um bom engajamento é uma via de mão dupla. Não basta transmitir a sua mensagem e ignorar conversas recebidas. Sempre responda a mensagens e comentários. Se não o fizer sua marca realmente pode ser afetada.
  • Apoie outras Páginas. Nem sempre você estará no centro das atenções. Combine seu conteúdo e equilibre os posts promocionais com algo mais divertido. Uma ótima opção é destacar Páginas associadas à sua marca, principalmente colaboradores ou parceiros.
  • Incentive a participação. Suas publicações devem ser interativas. Crie conteúdo que certamente gerará respostas; para isso, faça perguntas ou crie um desafio criativo.

 

Gerenciando seus perfis no Facebook em um único feed

Sabemos que é difícil gerenciar várias Páginas do Facebook e acompanhar todos os posts e comentários. Por meio das ferramentas de gestão do Facebook do Sprout Social, você tem a capacidade de colocar todas as suas Páginas em um fluxo único e filtrável.

facebook-integrations monitor engage

Dessa forma, fica mais fácil monitorar e interagir com seus fãs sem perder o ritmo. Se você está procurando uma solução para gerenciar suas Páginas do Facebook, experimente o Sprout Social gratuitamente por 30 dias!