Mensure o engajamento no Instagram

O Instagram evoluiu rapidamente nos últimos anos, incluindo grandes mudanças recentes, como a remoção da exigência de que as imagens fossem quadradas e abrindo a API de publicidade do aplicativo. A crescente base de usuários do Instagram responde por aproximadamente 20% dos usuários globais da internet entre pessoas de 16 a 64 anos. O interesse dos usuários pelo Instagram fez com que as marcas cada vez mais se voltassem ao aplicativo visual para alcançar seu público-alvo.

Os relatórios da indústria no que se refere ao Instagram normalmente fazem referência ao engajamento dos consumidores. A taxa média de engajamento por seguidor é de 4,21% em posts das principais marcas. O que não ouvimos com frequência é como as marcas respondem ao aumento do volume de interação com o público. Sabemos que em outras redes, sete em cada oito posts não são respondidos num espaço de 72 horas, criando uma enorme oportunidade para as marcas que buscam a liderança em engajamento no Instagram e em outros lugares.
Com relação à marca, o engajamento no Instagram surge de duas formas principais:

  1. Gerenciando mensagens recebidas e @citações
  2. Encontrando oportunidades de fazer novas conexões

Embora o Instagram exija que você publique fotos diretamente do aplicativo, isso não significa que você tenha que gerenciar e avaliar o engajamento da mesma forma. Com o Sprout as marcas podem fazer a gestão do Instagram do pós-publicação mais facilmente.

Melhores práticas de engajamento do Instagram: gerenciando comentários e @citações

Como qualquer rede social, o Instagram é uma oportunidade de comunicação aberta entre marcas e consumidores. Desde perguntas sobre o horário de expediente aos pedidos de apoio técnico, as marcas descobrirão que os comentários recebidos no Instagram são uma oportunidade de demonstrar que elas valorizam o atendimento ao cliente, independentemente da plataforma. Se os consumidores comentarem sobre os posts das marcas ou @citá-las em legendas e comentários em outros lugares, as marcas que estão ouvindo ativamente aproveitam a oportunidade para se engajarem.
Quando se trata de gerenciar comentários, uma marca que não hesita em participar da conversa é a Potbelly Sandwich Shop. Quando os clientes fizeram planos de se encontrarem em uma loja utilizando comentários deste post, a Potbelly fez com que soubessem que a visita seria muito bem-vinda.

Instagram_Engagement_-_Potbelly_Sandwich_Shop

Muitas marcas usam seus posts no Instagram para compartilhar dicas e histórias sobre seus produtos e serviços. A Sun Tan City levou essa noção a um novo nível, editando uma foto compartilhada por um usuário satisfeito – mostrando que a empresa valoriza os posts que sua comunidade social compartilha – e adicionando uma dica de especialista para aumentar a utilização do produto.

Instagram_Engagement_-_Sun_Tan_City

As pessoas vão para as redes sociais porque querem ser ouvidas. Embora nem todo cliente tenha uma pergunta, responder aos comentários e @citações promove uma conexão mais próxima entre um indivíduo e sua marca. Por meio dessas interações, as marcas reforçam a fidelidade e impulsionam ainda mais a comunicação no futuro.

Depois de publicar a sua foto ou vídeo no Instagram, acesse o Sprout pelo seu computador ou dispositivo móvel e veja seus comentários sendo transferidos. Você pode responder a, criar tarefa ou marcar as mensagens como completas pela Inbox Inteligente ou clicar em um comentário para ver o comentário todo. Responder às perguntas e comentários dos seus posts vai aumentar a interação do seu público, e permitirá que saibam que você se importa com o que eles têm a dizer.

O relatório de mensagens enviadas do Sprout acompanha os comentários para que as marcas saibam quais posts tiveram maior repercussão. Parte dessas informações vem do Relatório de Perfis do Instagram, que avalia seus posts principais, o crescimento do público, o comportamento de publicação, o desempenho de hashtags, principais influenciadores engajados e o engajamento do público, para que o usuário conheça o nível de eficiência da mídia da sua marca. Use esses relatórios para fazer alterações conscientes na sua estratégia de rede social e compare os períodos de tempo para determinar o sucesso.

Melhores práticas de engajamento do Instagram: gestão de comunidades e alcance

De organizações sem fins lucrativos a celebridades e empresas, muitas marcas no Instagram criam hashtags para ajudar a aumentar a notoriedade da marca e de promoções ou produtos-chave. Monitorar essas hashtags permite que os usuários se aprofundem no engajamento com seu público. Para isso é preciso:

  • Reconhecer e incentivar os usuários que estão compartilhando conteúdo sobre a sua marca.
  • Identificar oportunidades de corrigir ou melhorar a experiência do cliente.
  • Encontrar conteúdo gerado pelo usuário e analisá-lo.
  • Interagir com os fãs, mesmo quando o identificador da marca não é mencionado.

Samantha Roby, mais conhecido como Chicago Food Authority, normalmente posta colagem de fotos que outros usuários do Instagram acompanham com a hashtag #chicagofoodauthority. Esse tipo de curadoria de conteúdo por meio de monitoramento do hashtag permite que ela apresente uma grande variedade de restaurantes, pratos e perspectivas, tudo isso comemorando as contribuições de sua comunidade no Instagram.

Will someone bring me this cinnabiscuit right now?! Pretty plz. With a cherry on top ?: @tastesbetterhere

Una foto publicada por Chicago Food Authority (@chicagofoodauthority) el

Se você tem uma hashtag da marca ou se estiver executando uma campanha, pode encontrar oportunidades de surpreender e encantar as pessoas usando sua hashtag com o monitoramento de palavras-chave da marca, oferecido pelo Sprout. O monitoramento de hashtags permite que os usuários vejam quais fotos ou vídeos as pessoas publicam com sua hashtag, e os comentários que outros usuários do Instagram estão deixando. Use as Palavras-chave da Marca para encontrar e se engajar em conversas, curtindo ou comentando pela Inbox Inteligente.

Além de suas próprias hashtags, as marcas podem usar termos relacionados ao seu segmento e ofertas para encontrar usuários cujos interesses e conteúdo se relacionam com a sua marca. O recurso Descoberta no aplicativo do Instagram é um ótimo lugar para procurar e identificar hashtags relevantes e interagir com as pessoas que utilizam esses termos. Curtindo posts e deixando comentários – não para se autopromover, mas que sejam significativos –, as marcas podem usar o Instagram para cultivar uma comunidade mais forte e aumentar a notoriedade da marca.

Os usuários podem quantificar e qualificar os seus esforços de engajamento utilizando as Estatísticas do Instagram oferecida pelo Sprout. Os relatórios do Sprout oferecem insights sobre uma variedade de métricas relacionadas com o perfil e níveis de posts, o que permite que os usuários avaliem a eficácia e ajustem a estratégia. Pelo Relatório de Mensagens Enviadas, o Sprout acompanha curtidas, comentários e a taxa de engajamento para todas as mídias publicadas e no Relatório de Perfis do Instagram acompanha tudo, desde o crescimento da audiência até o desempenho das hashtags e os maiores influenciadores que se envolveram com as suas fotos.

Mensure o engajamento no Instagram estatísticas do Instagram

Saiba mais sobre as ferramentas de gestão para Instagram oferecidas pelo Sprout aqui.