Ter um perfil social sem conteúdo é como visitar um depósito vazio. Não há nada com o que se engajar ou nada para ver ou sentir. Para os clientes, ter perfis sociais vazios é pior do que não tê-los. Isso pode dar a impressão de que você é alguém que começa algo, mas não se compromete.

Mas, como um escritor travado que observa uma página em branco, por onde começar? Como começar do zero a construir o seu conteúdo para redes sociais?

Você precisa de ideias. Faça uma sessão de brainstorming para criar um plano com um objetivo final em mente. Seu objetivo final virá de sua Estratégia de Marketing de Conteúdo. Se estiver se sentindo sobrecarregado, não se preocupe.

Tudo pode ser descoberto, com paciência.

Marie Forleo
@marieforleo

O Sprout Social está aqui para ajudá-lo a descobrir. Agora que tem seus objetivos, você está pronto para criar o conteúdo de seus perfis nas redes sociais.

Que tipo de conteúdo você deveria postar

Primeiramente, você precisa conhecer os tipos de conteúdo de rede social com os quais você tem que trabalhar. Experimente uma variedade de opções para saber a qual delas o seu público responde melhor. Começaremos com uma visão geral e, depois, dividiremos cada uma delas apresentando um exemplo:

  • Pesquisas
  • Infográficos
  • Preencha as lacunas
  • Perguntas
  • Bastidores
  • Fotos de produtos
  • Posts de blogs
  • Vídeos
  • Citações

Pesquisas

Faça uma pergunta, crie algumas opções e permita que o público vote. O Facebook e o Twitter tornam a criação de pesquisas um processo integrado. As pesquisas são envolventes e divertidas para o seu público. Também podem fornecer informações valiosas sobre seus seguidores. No Twitter, você pode criar pesquisas diretamente da caixa Compor novo tweet.

Create Twitter Polls

No caso do Facebook, acesse apps.facebook.com/my-polls/ para criar uma pesquisa destinada ao seu público.

Facebook Polls

Infográficos

Infográficos são uma ótima maneira de compartilhar fatos e estatísticas com os seus seguidores. Existem alguns recursos para ajudá-lo a começar. Acesse o Infográfico Diário para ter ideias sobre todos os tópicos que você pode compartilhar em um infográfico.

Para criar o seu, experimente o Visual.ly ou o Canva. O Canva lhe permite criar um tamanho personalizado ou escolher dentre diversos modelos. O modelo gráfico do blog tende a ter um bom tamanho para um infográfico: 800px por 1200px.

Canva Infographics

Preencha a lacuna

Kris Carr utilizou este método recentemente com seu público. Ela adicionou uma foto apropriada e recebeu 518 reações nas primeiras 16 horas. Isso é ótimo para gerar comentários, porque os visualizadores querem compartilhar suas respostas. Os seguidores se envolverão com você e outras pessoas, iniciando uma conversa contínua.

Você pode, inclusive, monitorar como seu público está interagindo com seus posts de preencher lacunas usando o relatório de mensagens enviadas do Sprout. Você poderá analisar as Reações do Facebook de cada post.

Facebook Reactions Analytics

Perguntas

Seu conteúdo de rede social não se resume a postar qualquer coisa apenas por postar. Você quer que o engajamento e as perguntas sejam excelentes meios para isso. Faça perguntas curtas. Os seguidores consideram as perguntas do tipo “isto ou isto” fáceis de responder.

asking questions on facebook

Bastidores

Dê ao seu público uma ideia divertida sobre sua empresa. Onde você presta seus serviços? Como os produtos são feitos? O que alimenta sua criatividade? Melina Plottu compartilha uma imagem trabalhando nos bastidores no Museu de Londres:

Todo mundo gosta de estar incluído em tudo e sua marca pode tirar proveito desse sentimento. Tente postar conteúdo de rede social exclusivo para cada rede. Dessa forma, será mais valioso acompanhar todos os seus perfis nas redes sociais.

Fotos de produtos

Aqui é onde vale a pena compartilhar conteúdo gerado pelo usuário que seja legal compartilhar. Tire umas fotos de seus clientes usando ou se beneficiando de seus produtos ou serviços. Isso pode ser muito mais envolvente do que simplesmente compartilhar uma imagem solitária do seu produto. Você também pode definir o seu produto em vários locais como Zhena Muzyka fez com seu livro best-seller:

Posts de blog

Aqui você começa a compartilhar links dos maravilhosos posts de blog que você criou. Em vez de permitir que o Facebook gere uma imagem, crie seu próprio gráfico que se ajuste perfeitamente à plataforma. Tone It Up agregou a foto desta bela salada com uma legenda e um link na caixa de texto:

Vídeos

Não importa se você deseja ao vivo ou gravado, os vídeos são uma excelente maneira de engajar seu público e dar a si mesmo uma pausa à escrita. Você poderia oferecer um tour pelo escritório, demonstrar como um produto é usado ou apresentar algumas dicas. Também poderia fornecer uma resposta em vídeo às perguntas que os clientes fizeram em suas páginas.

Jay Baer recorreu ao vídeo para apresentar um novo membro da equipe Convince and Convert.

Citações

As pessoas adoram imagens com citações. Esta é uma ótima notícia para você, porque são muito fáceis de criar e compartilhar. Você pode usar o Canva para escolher o modelo certo para a rede em que você está publicando. Adicione uma boa foto e coloque o texto de citação por cima. Você também pode experimentar o editor de imagens integrado do Sprout. Você ganhará pontos se colocar o seu logotipo assim como Peg Fitzpatrick fez tão habilmente aqui:

Embora todos estes sejam excelentes tipos de conteúdo para redes sociais para compartilhar, esta não é uma lista exaustiva. Procure inspiração em outras empresas do seu campo de atuação e crie o seu.

Criando um sistema de inspiração

Agora que você tem uma boa ideia dos diferentes tipos de post, desenvolva um sistema de inspiração para sempre ter conteúdo para compartilhar. Há diversas maneiras de fazer isso. Você poderia criar um arquivo para si mesmo usando um serviço como o Pocket ou o Evernote.

Essas plataformas lhe permitem capturar ideias de artigos e conteúdo enquanto estiver navegando na internet. Posteriormente, você pode voltar a essas capturas, quando você precisa de uma atualização sobre as ideias.

Evernote

Você também pode criar uma lista no Twitter que contenha os principais criadores de conteúdo nas redes sociais para se manter atualizado. Veja o que eles criam e avalie o que gera mais engajamento nas redes sociais. Depois ajuste-o para relacionar seu próprio público, produtos e serviços.

E se você não tiver que começar do zero?

Compartilhe publicações de outros nichos

Ao construir seu conteúdo para redes sociais, você não tem que, necessariamente, começar do zero. Pode compartilhar conteúdo de outras pessoas que atuam no seu nicho. Embora recomenda-se ter sempre algum conteúdo próprio, avaliar o conteúdo de outras pessoas vale muito, também.

Coletar conteúdo de terceiros demonstrará que você é parceiro e que gosta de apoiar outras pessoas. Dessa forma, você construirá uma comunidade e as outras pessoas, em geral, contribuirão compartilhando seu conteúdo. Esta é uma das maneiras mais rápidas e mais autênticas de construir grandes relacionamentos de negócios.

Jeff Bullas postou este texto do SlideShare em sua página no Facebook. Ele não criou o conteúdo, mas encontrou algo informativo para compartilhar com seu público e mostrou sua área de especialidade:

Recicle o conteúdo

Além de compartilhar o conteúdo de outras pessoas, você também pode reciclar seu próprio conteúdo antigo. Digamos que você tenha um infográfico maravilhoso com algumas estatísticas. Você poderia retirar uma das informações e fazer a seguinte pergunta ao seu público: “Quais vocês acham que são as melhores tendências nas redes sociais?”

Questões como as descritas acima são ótimas porque lhe permitem começar a conhecer melhor o seu público, demonstrando também o seu conhecimento. É uma maneira sutil de compartilhar conhecimento. Depois, faça o acompanhamento com um post sobre algumas das respostas do seu público e as estatísticas que você encontrou.

Você pode criar um jogo ao reciclar um conteúdo. Com sua equipe, veja quanto podem aproveitar de cada parte do conteúdo criado por você. Que outros gráficos você pode criar com o que já tem? Quais peças você pode combinar para formular novos posts?

Grave uma versão em áudio com as informações já coletadas para que as pessoas que preferem ouvir a ler tenham essa opção. O conteúdo pode ser dividido em seções menores, colocados juntos para criar projetos maiores e retrabalhados em algo totalmente novo. Divirta-se nessa tarefa.

Agrupe seu conteúdo

Outra dica para a criação de grandes volumes de conteúdo para redes sociais a partir do zero é agrupá-lo. A criação de conteúdo para redes sociais é como preparar uma refeição; faça tudo no início da semana e pronto. Você também pode separar um tempo no início do mês para criar seu conteúdo de rede social e agendar seus posts. Tire todas as partes que puder de cada peça, reciclando e criando o lote do mês todo de uma vez.

Enhanced Scheduler in Sprout Social Compose

Pode dividir o tempo de agrupamento de conteúdo concentrando-se no Facebook, Twitter ou LinkedIn. Ou você pode fazer isso por tipo de conteúdo. Com a prática você vai acabar poupando muito tempo. Ainda usando o exemplo de preparação de refeições, reúna todos os ingredientes. As ferramentas e/ou membros da equipe que você precisa para criar gráficos e escrever posts. Então comece o trabalho.

A criação de conteúdo para redes sociais é como preparar uma refeição; faça tudo no início da semana e pronto.

Este post lhe deu ótimas ideias para começar a criar conteúdo para redes socais ou para dar um passo adiante? Após criar e compartilhar seu conteúdo, você deve começar um processo de mensurar e avaliar. Públicos diferentes, em diferentes plataformas, reagirão de maneira diferente aos tipos de conteúdo. Misture tudo e teste para ver quais posts sociais lhe oferecem maior retorno e engajamento.

Seja estratégico sobre como e quando compartilhar. As redes sociais são um campo em constante mudança. Aprenda a crescer com elas.