Qual é o impacto de um tuíte que ninguém vê?

Quando você abre uma conta no Twitter, você é forçado a ver um zero bem redondinho no número de seguidores. O primeiro passo é começar a pedir aos colaboradores, amigos e clientes atuais para seguir a nova conta. Além disso, muitos negócios ficam confusos sobre como conseguir mais seguidores no Twitter.

Apesar do número de seguidores que você tem no Twitter não ser tão importante em termos do engajamento que você recebe, não é de todo ruim ter mais gente vendo o seu conteúdo. Não apenas ter mais seguidores lhe oferece mais oportunidades de engajamento, mas também ajuda sua marca a parecer mais credível nas redes sociais.

Em uma rede tão barulhenta e cheia com o Twitter, o que sua marca pode fazer para que as pessoas se sintam estimuladas a clicar no botão seguir?

Compartilhe um conteúdo fantástico

O primeiro erro que a maioria das marcas comete no Twitter é compartilhar o conteúdo errado. Fala-se sobre isso o tempo todo, mas colocar conteúdo de qualidade é fundamental para o marketing de redes sociais. Se você não tuita nada que vale a pena ler, por que razão alguém o seguiria?

Comece por perceber qual é seu público alvo no Twitter e que tipo de conteúdo eles querem ver. Há diferentes formas de obter essa informação, mas a mais fácil é observar a concorrência. Descubra os três maiores concorrentes que possuem seguidores ativos no Twitter. Você deve observar dois aspectos:

  1. O que estão compartilhando?
  2. Quem os está seguindo?

Observar os últimos tuítes dos concorrentes é um bom indicador do que ressoa com seu público. Preste uma atenção especial aos tuítes com alto engajamento. Reúna todas as informações dos tuítes mais populares em uma planilha, incluindo:

  • Tipo de conteúdo: Era um link, vídeo, foto ou enquete do Twitter?
  • Tipo de engajamento: Registre o número de retweets, curtidas e respostas.
  • Hora e dia: Quando o tuíte foi publicado?
  • Texto: Conteúdo no título ou do tuíte.

O objetivo não é descobrir o que funciona, mas o que é eficaz. Por exemplo, saber quando tuítes populares são publicados dá a você uma ideia sobre quando o público fica mais engajado.

A seguir, observe os seguidores de seus concorrentes. Você pode fazer isso clicando no perfil ou no número de seguidores.

View Twitter Followers

Agora que você já conhece o seu público, o próximo passo é interagir com ele.

Interaja

Estabelecer conexões e construir relacionamentos é uma das formas mais fáceis de conseguir mais seguidores no Twitter. Tudo o que você precisa é tempo e dedicação.

Você já tem uma lista de pessoas com quem se conectar, que você descobriu ao analisar a concorrência. Você pode encontrar mais pessoas fazendo pesquisas manuais no Twitter ou usando a ferramenta BuzzSumo. Para se organizar, adicione-as a uma lista do Twitter particular.

A lista do Twitter coloca os últimos tuítes das pessoas na lista em um único fluxo, ao invés de 20 perfis individuais.

Twitter lists

Agora que você já tem a lista, é hora de começar a se conectar! Dedique pelo menos 30 minutos por dia para interagir com novas pessoas. Seja curtindo seus tuítes, respondendo ou retuitando, o objetivo é fazer com que percebam a sua presença e, ao mesmo tempo, adicionando valor.

O engajamento não é uma ação única. Retuitar algo de alguém de sua lista e nunca mais comunicar com ela não vai impactar muito. Não é uma questão de marcar um X em uma lista de verificação. O objetivo é criar conexões significativas com pessoas para que elas se lembrem de você.

Você vai precisar de uma forma para registrar as interações anteriores com cada uma delas. Fazer isso manualmente pode ser complicado. Na verdade, é praticamente impossível fazer isso sem criar planilhas gigantescas e bagunçadas. E a maioria dos softwares de CRM não são feitos com o marketing de redes sociais em mentes.

Economize tempo. O Sprout Social monitora seu histórico de conversas no Twitter para que você saiba com quem se comunicou no passado. Também ajuda você a obter o contexto do relacionamento.

Twitter Conversation History

Ao invés de colocar suas conversas como itens de uma lista de afazeres, faça de sua estratégia de marketing em redes sociais uma rotina. Com o tempo, você irá notar o número de seguidores crescendo.

Compartilhe frequentemente

Voltando à importância do conteúdo, considere aumentar a frequência de tuítes. Quando mais você tuíta, mais oportunidades você tem de ser visto.

Por causa da rapidez com que as informações se movem no Twitter, publicar um ou dois tweets por dia não é o suficiente. Especialmente se você está no processo de conquista de seguidores. Você precisar tuitar frequentemente e de forma consistente. Evite longos períodos sem tuitar nada.

A melhor forma de manter um fluxo fixo de tweets é com ferramentas de agendamento em redes sociais. Permite a você agendar seus tuítes com antecedência.

Social Media Scheduling

Ao planejar seus agendamentos, lembre-se que a qualidade é muito mais importante do que a quantidade. Se você tuitar 50 vezes, mas 40 deles é de baixa qualidade, é ruim para a sua marca. O objetivo é que as pessoas vejam seus tuítes e queiram segui-lo.

A frequência de tuítes também importa porque as pessoas percebem que sua conta está ativa. Se alguém visita seu perfil e vê que seu último tuíte foi há um mês, a pessoa assume que você está inativo. Isso não as motiva a segui-lo.

Promova seu perfil

Se você posta em blogs como convidado ou recebe citações, o primeiro instinto é promover seu site. É um ótimo hábito uma vez que os backlinks podem ajudar seu SEO a trazer mais tráfego a seu site. Porém, se o objetivo é obter mais seguidores, considere conectar a seu perfil no Twitter.

Nos casos de postagens como convidado, geralmente é dada a opção de incluir um link em sua seção de autor. Porém, muitos sites permitem que você inclua um link para seu perfil no Twitter além do seu site, caso você solicite. Esse link é poderoso porque após ler seu artigo, as pessoas estão mais propensas a segui-lo no Twitter para ficar por dentro do conteúdo mais recente.

Guest Blogging Author Box

Além disso, se você publicar um comunicado de imprensa ou for citado em algum blog, inclua um link para o seu perfil no Twitter. Você não terá controle para onde os outros sites conectam quando citam a sua marca, mas você sempre pode enviar um e-mail rápido pedindo que incluam seu perfil no Twitter.

E também não precisa dizer que seu perfil precisa estar conectado com o site de sua empresa. Infelizmente, ainda há várias empresas que ignoram as melhores práticas do Twitter. Você precisa facilitar ao máximo que encontrem seu perfil do Twitter.

Concursos

Uma técnica bastante ignorada que permite conquistar muitos seguidores no Twitter é fazer um concurso. As pessoas adoram ganhar prêmios e ficam muito feliz em seguir as marcas que os presenteiam.

Porém, cuidado com os concursos. Seu objetivo é apenas conquistar seguidores. Você quer ser atrativo para o público certo, não para todos que desejam ganhar prêmios gratuitamente. É provável que essas pessoas interajam menos com você após o concurso e não agrega muito valor além de ser mais um número em seu contador de seguidores.

Para usar os concursos a seu favor, certifique-se de que o prêmio é específico de sua marca ou setor. Ao sortear televisões ou computadores, você atrai muitas pessoas que não têm interesse algum em sua empresa ou indústria.

Além disso, inclua etapas adicionais no concurso além de solicitar ao público que siga o seu perfil. Pode ser compartilhar uma foto ou tuitar algo de seu site. Essas etapas ajudam a eliminar os seguidores que só querem ganhar prêmios.

Não envie spam

Essa dica parece óbvia para a maioria das pessoas. Porém, o que é definido como spam evoluiu com o passar do tempo. O spam no Twitter vai além do envio automático de marketing direto. Pense nos tuítes impessoais que algumas marcas enviam quando querem novos seguidores. As mensagens de “agradecimento” com um link para o site. Isso é spam.

Apesar do surgimento de bots de redes sociais, as marcas precisam manter o aspecto humano na interação com outros usuários. A forma mais fácil de evitar spam é personalizando os tuítes e evitando ser extremamente promocional. Geralmente, se um tuíte parece ser spam, você deve pensar duas vezes antes de enviá-lo.

Spams são irritantes, e quando as pessoas se irritam eles param de seguir imediatamente. Mantenha a automação ao mínimo ou você corre o risco de perder seguidores potenciais.

Importe sua lista de contatos do e-mail

Se você é como a maioria das pessoas, você pensa duas vezes antes de carregar sua lista de contatos às redes sociais. Porém, sincronizar a lista de contatos com o Twitter pode ser uma ótima maneira de conseguir seguidores rapidamente.

Sync Twitter Contacts

Se sua lista sincronizada estiver no Twitter, sua conta tem mais chances de aparecer como sugestão na seção “Quem seguir”. Dependendo do tamanho de sua lista de contatos, isso pode gerar muitos novos seguidores com pouco esforço.

Chats do Twitter

Participar dos chats do Twitter é uma ótima maneira de não somente obter mais seguidores, mas também de se tornar uma figura confiável. Os chats fo Twitter dão a oportunidade de interagir com todos os usuários de seu setor ao mesmo tempo. É quase como um evento de networking.

Fizemos um guia detalhado para os chats do Twitter que mostra a você como arrasar como anfitrião ou participante. É uma leitura imprescindível para todos que querem se involver com os chats do Twitter.

Alguns dos destaques deste guia que o ajuda a obter mais seguidores de seus chats são:

  • Responda as pessoas
  • Exponha suas respostas
  • Adicione os outros participantes a uma lista do Twitter
  • Faça o follow-up com outros participantes posteriormente

Obtenha mais seguidores no Twitter

Obter mais seguidores no Twitter é uma questão de postar o conteúdo certo e engajar. Não vai acontecer da noite para o dia, mas com esforços consistentes você vai ver esse número crescer.

Se quiser resultados mais rápidos, tente os Twitter Ads. Você vai estar de frente à um público mais que dirigido à sua demografia. Se você possui um orçamento, misture os anúncios com a estratégia orgânica para ter o melhor dos dois mundos.