Social-Editorial-Calendar-01

Se você não está separando tempo para planejar com antecedência seu calendário para redes sociais, talvez precise vasculhar muito para encontrar algo para compartilhar. Trata-se de um grande problema porque compartilhar conteúdo de qualidade em todos os seus canais sociais é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para engajar o seu público e atrair novos seguidores.

É por isso que uma das coisas mais importantes que os comerciantes podem fazer é separar tempo para planejar seu próprio calendário de conteúdo de rede social. Com os calendários de conteúdo social você pode planejar, com antecedência, meses de posts sociais de qualidade e poupar bastante tempo compartilhando-os nas redes sociais.

Este post detalha como você pode criar um calendário editorial exclusivo para redes sociais, e algumas das ferramentas que tornam mais fácil encontrar e compartilhar conteúdo social.

Por que você precisa de um calendário editorial social

Às vezes as empresas podem despejar posts sociais muito rapidamente. Oreo, empresa conhecida por sua forte presença no Twitter, conseguiu enviar este tweet durante o Super Bowl 2013, momentos depois da queda de energia:

Mas de forma frequente, isso exige das empresas mais do que meros minutos para encontrar ou criar algo para compartilhar. No caso da agência digital Huge, foram necessários dois meses para planejar e enviar este tweet em nome da President Cheese, cliente deles:

Planejar posts de redes sociais com antecedência garantirá que você sempre tenha conteúdo de qualidade para compartilhar com seus seguidores das redes sociais.

Como criar seu calendário editorial para redes sociais

Se a sua empresa é nova no que se refere à ideia da criação de um calendário editorial para fins sociais, ou se você quiser dar uma olhada em uma forma única de configurar um, apresentamos um processo de quatro etapas para implementar e manter um calendário eficiente para publicação de conteúdo confiável nas redes sociais.

1. Descubra que tipo de conteúdo repercute

Antes de iniciar a procura por conteúdo para compartilhar nas redes sociais, você precisa descobrir do que seu público realmente gosta. Uma maneira fantástica de fazer isso é rever posts antigos nas redes sociais e analisar quais tiveram mais sucesso. Escrevemos um artigo detalhado sobre como encontrar seus posts de sucesso realizando uma auditoria nas redes sociais, mas a maneira mais fácil é acessar suas analíticas de rede social.

Reúna todas as suas analíticas exclusivas de rede social em uma ferramenta como o Sprout Social, o Twitter ou o Facebook Insights. Segue, abaixo, um exemplo de como visualizar suas mensagens enviadas com o Sprout (disponível com uma versão gratuita).

relatório de mensagens enviadas

Classifique suas mensagens pela métrica que for mais importante a você (cliques, respostas ou alcance total). Quando já tiver uma ideia do tipo de conteúdo que funciona melhor você pode passar para a etapa seguinte.

2. Decida sobre a frequência das postagens

Esta etapa depende de diversas coisas, como a empresa, o seu público, a campanha e as redes sociais que estão sendo utilizadas. Sempre tenha o seu público-alvo em mente e tome cuidado para não bombardeá-los com mensagens que são irrelevantes ou inapropriadas.

Se você está procurando alguns padrões básicos, porém, a Constant Contact escreveu um post contendo instruções sobre qual frequência de postagem deve ser adotada nas redes sociais. Seguem, abaixo, alguns destaques:

  • Facebook: 3 a 10 vezes por semana
  • Twitter: pelo menos 5 vezes por dia
  • LinkedIn: 2 a 5 vezes por semana
  • Google+: 3 a 10 vezes por semana
  • Pinterest: 5 a 10 vezes por dia

Há uma grande chance de que a frequência de suas postagens dependa da quantidade, experiência e autoridade de sua equipe de rede social, por isso não se sinta como se tivesse que enviar conteúdo menos significativo apenas para atender a essas diretrizes.

3. Crie ou busque conteúdo excelente para compartilhar

Quando tiver uma ideia do tipo de conteúdo que o seu público gosta e quanto você vai precisar para atender a quantidade de posts que precisa criar, é hora de encontrar links para serem compartilhados. Se você não tem conteúdo próprio suficiente para atender ao seu calendário, utilize estas ferramentas para selecionar conteúdo relevante.

Buzzsumo

O Buzzsumo permite inserir qualquer domínio de site ou cadeia de palavras-chave e a plataforma retorna o conteúdo mais socialmente compartilhado em torno desse assunto. Por exemplo, se o Sprout Social estivesse à procura de artigos de qualidade para compartilhar, poderíamos digitar uma palavra-chave como “Gestão de Redes Sociais”.

Scoop.it

O Scoop.it é uma ferramenta incrível para encontrar conteúdo relevante e compartilhá-lo nos seus perfis sociais. Existe uma versão totalmente gratuita que lhe permite seguir os tópicos relevantes à sua marca, tornando mais fácil preencher rapidamente até meses inteiros de conteúdo de rede social.

Feedly

O Feedly agrega em um único fluxo todas as publicações que importam a você, o que lhe permite escalar facilmente o seu processo de descoberta de conteúdo. O Feedly também se conecta a diversas plataformas de rede social, como o Sprout Social, o que facilita muito mais o processo de agendamento de artigos.

4. Preencha o seu calendário editorial para redes sociais

O processo já está vigor. Agora é hora de começar a preencher o seu calendário editorial. Utilize uma ferramenta que permita que você agende suas mensagens sociais e visualize todo o seu calendário de conteúdo. O Sprout Social criou ferramentas de publicação exclusivas para essa finalidade. Confira uma versão totalmente gratuita e agende hoje mesmo meses de conteúdo.

calendário de publicação

Preencha o calendário com links de conteúdo relevante, recursos e seus próprios posts. Essas mensagens sociais garantirão que você forneça ao seu público conteúdo inteligente, útil e dê a eles uma razão para segui-lo. Além disso, você pode encontrar feriados ou eventos relevantes – desde Natal até o Dia Nacional do Sorvete – que você pode vincular ao seu negócio. Na verdade, o Sprout Social criou sua própria hashtag de feriados do calendário para que você possa manter o controle de todos os feriados excêntricos. Esses eventos oportunos lhe ajudarão a preencher o calendário e trarão personalidade ao seu feed.

Pense nos seus afazeres obrigatórios – seja um lançamento de produto ou um anúncio da empresa agendada –, e desenvolva conteúdo para promover essas iniciativas. Além disso, não se esqueça de planejar quanta promoção cada iniciativa precisa; alguns grandes lançamentos devem ter vários posts sociais, enquanto outros, apenas um.

Por último, incremente a personalidade do seu calendário editorial planejando posts que destaquem a cultura da empresa ou mostrem quem você é enquanto marca.

Outras ferramentas para criar um calendário editorial social

Se você chegou à etapa quatro, mas precisa de uma ferramenta à parte para o seu agendamento para redes sociais, não se apavore. Embora não especificamente criados levando-se em conta as redes sociais, há diversos aplicativos de calendário que podem ajudá-lo.

Basecamp

Basecamp é um aplicativo de gerenciamento de projetos e pode ser utilizado de forma eficaz desde a parte de criação de conteúdo do processo até toda a parte de de agendamento. É fácil gerenciar vários projetos ao mesmo tempo e ele ainda dispõe de um período gratuito de avaliação.

basecamp projects screenshot

Plugin de calendário editorial do WordPress

Este plugin serve principalmente para o planejamento e agendamento de conteúdo para blogs, não para redes sociais. No entanto, se você definir seus perfis sociais para compartilhar seus posts, ele vai cuidar da parte social.

wordpress editorial calendar plugin screenshot

Edit Floww

Esta é outra ferramenta de calendário editorial que funciona bem no WordPress. O Edit Flow lhe oferece a capacidade de visualizar um calendário editorial mensal, escrever comentários dos clientes sobre o conteúdo e criar equipes segmentadas.

edit flow plugin screenshot

Google Calendar

Se desejar manter a simplicidade, basta criar uma nova agenda Google para o processo e conceder acesso a todos da equipe. Esses colegas de equipe também podem adicionar todos os posts e ideias próprias ao mesmo calendário.

google calendar screenshot

A prática leva à perfeição

Mesmo as empresas mais experientes nas redes sociais podem levar tempo para definir um fluxo de trabalho eficaz para a criação e publicação de conteúdo de rede social. A ideia principal é planejar com bastante antecedência e tempo para resolver tudo com suas equipes a fim de que cada post seja pensado e esteja estrategicamente alinhado no momento em que atingir o seu público.